sábado, 28 de fevereiro de 2009


Sensibilidade


Texto de Geni Gomes Nogueira

5 de outubro de 2008


Seria tão bom se todos tivessem a sensibilidade para com os animais porque certamente esta pessoa tem sensibilidade para com o semelhante, com toda a natureza em geral.
Nunca vi uma pessoa que gostasse de animais e os tratasse bem, tivesse para com as crianças por exemplo um tratamento mal, um tratamento de covardia.
Vejo sim o contrário pessoas que gostam de gente e menosprezam os animais e consequentemente as árvores, os rios, enfim a natureza. Daí minha vontade de ver a sensibilidade em todas as pessoas. Uma sensibilidade que vá além das relações humanas.
Ter uma boa relação com os humanos é diretamente lucrativo, mas os mais sensíveis já perceberam que relacionar bem com os não humanos é também de um retorno muito bom, muito lucrativo em relação as energias. Toda ação tem reação, portanto é melhor trocar boas energias através de nossas atitudes.
É tão prazeroso ver a felicidade que podemos dar a um cachorro, um gato, etc. é tão agradável a troca de amor com os cuidados ao reino vegetal, quando cuidamos de uma planta, quando entendemos a sua comunicação e a regamos, é sentido na hora a sua resposta, elas voltam a mostrar-se mais viçosas. O reino mineral com as águas cristalinas respeitadas nos oferece a melhor bebida de todos os tempos.
Que bom! Se todos tivessem a sensibilidade para amar os humanos e não humanos, para respeitar os reinos animal vegetal e mineral, para entender que a energia que trocamos com eles nos faz bem. O lucro não pode ser medido através do dinheiro, o retorno para quem tem esta sensibilidade certamente permite que a vida lhe seja melhor sempre.
O pai criador deu a administração de tudo ao ser humano, mas com certeza deve estar decepcionado diante tanto desprezo ao que deveria ser amado. O homem tem escolhido viver no egoísmo deixando de ter atitudes altruístas que era o plano do nosso criador. Se fomos escolhidos para cuidar de tudo, é necessário ter atitudes de sensibilidade e assim ter um convívio trocando boas energias com tudo ao nosso redor não diferenciando muito o tratamento dado aos humanos e não humanos, afinal todos tem sua importância e devem ser no mínimo respeitado. Ser uma pessoa sensível é entender que “todo ser vivo é o meu próximo”.

8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Texto de Geni Gomes Nogueira

Há de chegar um dia quando não haverá mais diferença de credos, cor ou raça, como imaginou John Lenon. Há de chegar um dia quando o homem que se diz racional mas que talvez esteja ainda no processo de racionalização deixe de lado sua onipotência em
Conceituar e definir suas regras para o mundo.
Há de chegar um dia quando o homem reconhecerá que Deus diferenciou o universo, mas quem estabeleceu a discriminação foi o próprio homem, por ser humano e consequentemente falho e finito, mas pensando sempre que, feito a imagem e semelhança de Deus, pudesse supera-lo. Há de chegar um dia quando o homem e mulher se reconhecerão, não mais como seres opostos, mas complementares.
Neste dia quando estamos dedicando à reflexões sobre a mulher e seu papel na sociedade atual, ninguém há de discordar que “A mulher é um agente de transformação da sociedade e há muito tempo já ocupou um lutar em nossa sociedade como elemento economicamente ativo, agora é continuar lutando contra qualquer discriminação que a diminua em relação aos homens.


A mulher e a árvore

Texto de Geni Gomes Nogueira – 2007

As mulheres são realmente como as árvores. Somos realmente como elas porque é mais comum que elas deem frutos, ou flores, mas se nada disso acontecer pelo menos todas dão sombra, todas encantam.
No entanto para que fiquem belas, precisam se nutrir dos ingrediente básicos para viverem e nós mulheres também temos que tirar da vida o que de melhor puder, temos que caminhar para o destino de todo ser humano que é a busca da felicidade. Assim porque deixar que pequeno fatos nos tirem a paz e o desejo de amar!
As árvores assim como as mulheres que dão fruto por si já tem uma opção de utilidade em suas vidas, mas passam a servir e fazem a entrega constante do que lhe é mais rico, que é a vida ou grande parte de suas vidas.
A vontade é que o retorno da doação seja positivo. Existem frutos saborosos e que agradam, assim serão os filhos, alguns menos trabalhosos, aqueles que surpreendem positivamente sempre. No entanto existem frutas que não encontram muitas pessoas que as apreciem, mas tem ser valor, tem sua beleza. Seriam como os filhos que não deram o retorno que os pais esperavam, embora o amor por eles é incondicional, e seus pais estão como os galhos dando suporte para viverem até que encontrem seu destino final.
As árvores que não deram frutos são como as mulheres que passaram pela vida sem deixar seus herdeiros diretos, são as mulheres que por opção ou não, nunca terão filhos mas suas vidas terão muita utilidade, nem por isso deixam de cumprir seu papel nesta existência. Cada uma com sua importância. Não existe árvore que não tem sua beleza, sua utilidade, assim Interessante é ver a variedade de folhas das árvores que a natureza apresenta, são como as mulheres com suas diferenças, mas sempre oferecem a sua sombra. Não existe sombra melhor que a debaixo de uma árvore.
O tronco é também a fortaleza de uma árvore, é assim uma mulher que com suas atitudes fortes permitiram que avanços acontecesse, e continua lutando para conquistar espaços e valorizações em sua existência, e ainda hoje procura estar forte para ultrapassar obstáculos que historicamente a desrespeitava.As raízes, de uma árvore, parecem tão frágeis com suas finas fibras vegetais, mas são elas que sustentam todo o tronco e galhos. Uma mulher mesmo que tenha uma aparência frágil, não se abate facilmente, principalmente porque as raízes da mulher é de ser guerreir


A ESCOLA É VIDA

Texto de: Geni Gomes Nogueira
2/12/2006


A Escola também intervem no mundo quando cumpre um papel de formação da cidadania e a partir daí, temos que admitir não está cumprindo bem o seu papel. Resultado da opção de uma Escola que não acompanhou a evolução dos tempos. Ela reproduz o de sempre, apesar dos belos discursos da mudança.
Quão bom seria se a Escola ficasse atenta aos alunos não enquadrado ao papel da Escola convencional e reconhecer como aluno em potencial, levando em conta alguns fatores:
- Os hormônios agindo; a idade estudantil tem este ingrediente como razão do inquieto comportamento.
- A reunião em um mesmo espaço tendo cada um sua carga emocional e muitas vezes chocando com a do outro, dão como respostas o comportamento de rebeldia, de protesto, que se apresenta de maneiras as mais variadas, afinal ninguém deseja ser sufocado, e muitas vezes, eles se sentem sem liberdade ou seja sendo sufocados.
- O agrupamento de centenas de alunos com algumas identidades comuns e centenas de diferentes personalidades.
Os alunos(as) tem buscado muito o papel social da Escola, mas ao estarem alí reunidos o objetivo comum deveria ser a busca do conhecimento.
Este aspecto dos alunos e suas características é muito importante, no entanto existe toda uma engrenagem na Escola para que ela cumpra bem o seu papel: transmissora do conhecimento e formadora da cidadania, enfim a função educacional complementar.
É bom citar alguns aspectos para um bom funcionamento da Escola:
Deve existir uma cantina com refeições apropriadas, inclusive para todos os trabalhadores da Escola. Não é necessário apresentar aqui os motivos para os quais a defesa de uma alimentação deveria acontecer.
O serviço de Biblioteca é tão importante quando o da alimentação nas Escolas. O que mais se observa nas Bibliotecárias é o despreparo para a função. Tem acontecido frequentemente o desvio de função de alguns profissionais do ensino para a atividade de bibliotecário(a), sem ter no entanto nenhuma formação e agindo muito errado neste local. Claro! Resultado do não preparo para a função.
A direção compreendendo aí a Diretora, vices, orientadoras e supervisoras,
deveriam estar interessadas em colocar em prática projetos pedagógicos apropriados,
respeitando nossos alunos como elementos que por direito receberiam o melhor da Escola substituindo os métodos de punição, pelos da conquista.
É bom que aconteça com certa freqüência os encontros dos profissionais da educação, para que haja troca de experiências, para atualizarem quanto aos métodos, enfim o constante repensar, formular ou reformular projetos onde a cooparticipação se faz necessário.
Os serviçais em geral da Escola devem receber o devido reconhecimento, já que o bom funcionamento está diretamente ligado às condições que elas(e) deixam as nossas sala de aulas, e todos os ambiente, no sentido da limpeza, das arrumações, da conservação.
Enfim, se sabemos ser necessário os materiais atualizados para uma Escola conseguir ser atualizada e cumprir bem o seu papel, é no elemento humano principalmente o(a) professor(a) que se deve fazer o maior investimento.


Fala Professora

Texto da Professora de História – Geni Gomes Nogueira.


Está difícil ser professora(o)! não falo por mim apenas, mas por todas as colegas, cujos depoimentos expressam o mesmo sentimento.
Primeiro penso que é pelos alunos que temos, ou melhor dizendo uma grande maioria de alunos(as) que não nos vêem como pessoas que devem ser consideradas como seres humanos como eles, que tem sentimentos iguais, que passam também por vários tipos de problemas, e claro! Dificuldades que em suas vidas tem que enfrentar no seu dia a dia, e próprias ao universo do adulto.
Esquecem seus alunos que este professor ao entra em uma sala de aula faz todo esforço para estar sempre bem, para conseguir atrair seus alunos(as) e ter sua atenção e interesse. O professor(a) tem a função de transmitir o conhecimento que ele adquiriu depois de longos anos de estudo, mas sempre quer ir além desta função, quer ajudar na formação educacional do seus alunos, para que saibam fazer escolhas certas na vida. Sabemos que viver é fazer sempre escolhas e uma boa formação educacional, fará com que suas escolhas sejam mais acertadas.
Em segundo lugar diria que é o número de alunos(as) que temos em sala de aula, que dificulta muito o professor(a) em acompanhar individualmente as necessidades de cada um.. Tenho certeza que havendo colaboração dos alunos(as) fica mais fácil a atenção deste professor, para perceber melhor seus alunos, mesmos estando em uma sala tão numerosa, como é comum nas Escolas.
Poderia continuar apresentando justificativas para que a relação professor(a)/aluno(a) fosse ideal e lucrativa para ambos, mas prefiro parar e dizer: “ Que nossos alunos fiquem mais interessados”, porque podem ter certeza, todo professor(a) faz o possível para que suas aulas sejam interessantes. E que cada um faça sua parte.


Jovem você acredita em sua força?

Texto de Geni Gomes Nogueira – 6/ll/08
Foi publicado no jornalzinho do Peas da minha Escola.


Existem pessoas que acreditam apenas na sorte, acreditam em horóscopo para orientar suas vidas, não procuram entender as questões da vida e ainda não sabem que cada pessoa é única, que não existe repetição do seu físico e muito menos da personalidade. Cada ser humano é único, e é ele o responsável na maioria das vezes pela sua sorte. Mesmo os gêmeos têm suas identidades diferentes. Portanto você é responsável pelas suas escolhas e acreditar apenas na sorte no destino já determinado tira a nossa responsabilidade das mudanças que sempre podemos e queremos fazer em nossas vidas.
Quando assistimos ao sucesso de alguém, com certeza houve um investimento, uma busca com persistência para que a vida desse certo. Não existem soluções mágicas para nada, existe a sua força a coragem e a luta para alcançar a vitória.
Os jovens têm buscado saída para suas angústias, frustrações, falta de compreensão, baixa auto-estima, dificuldades familiares, através de soluções ilusórias, muitos se esquecem da força que têm e buscam o álcool, assim como as drogas, achando que com estas atitudes resolveria os sentimentos que passam dentro de cada um. Esquecem que existe uma força interior que pode ser desenvolvida, com pensamentos positivos mesmo quando a sorte não estiver favorável mas lembrar que tudo passa, “sabemos que se as coisas boas passam as ruins também passarão”. Não há uma formula mágico-externas. A mágica é a força que vem de dentro a começar por buscar sua paz interior aceitando-se como se é e saber que podemos construir o nosso destino a começar por investir em bons relacionamentos, ficando atento ao que a vida oferece e mesmo buscando ajuda quando se fizer necessário, afinal o jovem tem todo direito de ser compreendido e amado, mas ele deve se comprometer com a sua busca de felicidade, não desperdiçando sua boa energia, a energia da juventude. A força está dentro dele mesmo para ultrapassar os obstáculos que a vida vai sempre apresentar.
É interessante que muitos jovens querem ficar como na dança, ou seja tendo comportamentos dando passos iguais uns aos outros. Ficam sincronizados ao fazerem tudo igual.
E assim como a dança tem passos acertados, passos que tem sua beleza, a vida do jovem também deveria ter uma direção com passos acertados, para que tudo em sua vida seja belo.
O essencial é que o jovem tenha consciência do ser único que é e de sua responsabilidade sobre seus atos. Não existe destino sem a sua participação.




TROCA DE ENERGIA

Texto de Geni Gomes Nogueira
23/01/09


Quero viver um mundo sem crueldade
Quero que todos sejam livres – humanos e não humanos
Quero que todos tenham seus direitos básicos resolvidos
Quero que a alegria seja o objetivo de vida de todos
Quero que o dinheiro não comande a vida de ninguém
Quero que os bons sentimentos estejam no comando da nossa vida
Quero que os valores do bem façam parte de todo ser humanos
Quero acreditar que podemos mudar e assim o mundo melhorar.

SOMOS DONO DO NOSSO DESTINO?

Texto de Geni Gomes Nogueira - 29/12/2006

É sabido por todos que cada um tem seu destino, mas que temos também em nossas mãos as rédeas da vida, porque a vida tem muita aspereza, se ganhamos também perdemos, principalmente nas nossas relações de amor, então colocar ternura na vida somos nós que colocamos.
Aprendemos muito quando sabemos observar e claro! refletir para avaliar melhor as diferenças. Ontem foi um desses dias típicos.
Conhecí melhor minha ajudante de 5 anos de convívio. É interessante que “sabemos” melhor sobre a pessoa quando conhecemos seu universo de vida, ou seja , onde mora, seu estilo de vida. A partir daí avaliamos o quão guerreira(o) é.
A vida por destino dá mais dificuldades para alguns: econômico, de saúde, no entanto por questões genéticas ou não, cada um reage a partir do que tem, mas com uma determinação bem personalizada.
Penso que é o nível que cada um se encontra aqui nesta existência, portanto não dá para julgar ninguém, mas deixar de admirar também não dá.
Em uma quinta feira, fui leva-la em sua casa em meu carro, marquei a quilometragem e deu 29 Km da minha casa à dela, mas sua rotina é tomar o ônibus com as dificuldades que todos sabemos, desde atraso até superlotação, tendo que na maioria das vezes viajar sem oportunidade de ter assento, para no mínimo chegar descansada para trabalhar o dia todo.
Acorda às 4:00 da manhã para chegar ao serviço ás 6:00. faz faxina em um academia até às 13:00 horas. Quando vem para minha casa trabalha de 13:30 às 17:00. Nunca durante este tempo ouvi reclamações, pelo contrário é um encontro alegre, ela gosta de dançar quando pode, sempre tem um caso interessante a me contar, e trabalha ouvindo música.
Está com toda dificuldade que imaginamos melhorando o local da moradia, planeja sua independência, ao começar uma construção de um cômodo para fazer seu comércio à frente da casa. Vai vender sanduíches. Me levou a querer escrever sobre sua história de vida, por isto estou eu aqui refletindo sobre mais uma Maria que na aspereza da vida está com sua esperança colocando ternura em sua existência.
Enquanto escrevia esta história o meu telefone toca. Era uma amiga que estava viajando e como a época entre natal e ano novo propicia as trocas de afetos, ela só agora está fazendo seus cumprimentos e desejos, o que é muito bom receber. Enfim o que queria avaliar é o fato deste telefonema ter me levado a refletir sobre mais uma atitude de vida que é o inverso em tudo do exposto acima.
Esta amiga me conta da bela viagem que fez indo para casa da irmã no RJ, ficando na Barra da Tijuca com toda aquela beleza de natureza e todo conforto, mas que sua anfitriã não tem animo de curtir a vida, fez suas caminhadas sozinha pelo calçadão da praia. Claro! Concluí, deve estar em baixa a saúde, o que é uma pena, afinal o estilo de vida é de tristeza, apesar de tudo que a vida lhe oferece. Pode ser que o querer dessa pessoa é que a vida lhe dê mais do que tem, esquecendo que a vida é de aspereza e nós é que temos que colocar a ternura para viver melhor. Enfim, não são os bens materiais que trazem felicidade, sabemos bem disso, mas se os temos, tirar proveito é estar com as rédeas do destino nas mãos para dar rumo melhor nesta caminhada da vida.
Igual a estas, existem várias história, que quando nos propomos a observar percebemos que se não somos donos do destino, temos ao menos o direito de escolher se queremos viver com mais tristeza ou alegria apesar de todas as dificuldades ou não que encontramos, não importa com ou sem saúde, com bens matérias ou sem eles. A ternura na vida nós é que colocamos.



Esperança X desesperança

Autora: Geni Gomes Nogueira - 5/02/08


Quero acreditar que todos as crianças terão um lar para viver
Quero acreditar que todos os velhos não serão descartados de onde sentem felizes
Quero acreditar que os(as) presidiários(as) serão recuperados
Quero acreditar que a ação do homem será de respeito a natureza o que ela agradece
Quero acreditar que os animais terão vida digna não sendo tratados como objetos
Quero acreditar que a cultura da paz prevalecerá sobre a violência
Quero acreditar que a ignorância será substituída pela sabedoria
Quero acreditar que a saúde predominará sobre a doença
Quero acreditar que ainda existe encontros certos dos homens com as mulheres
Quero acreditar que os relacionamentos serão sempre por amor
Quero acreditar que Deus existirá em todos os corações e será nosso guia
Quero acreditar que trabalharemos com prazer e o resultado será viver bem
Quero acreditar que o bem sempre prevalecerá sobre o mal
Quero acreditar enfim que a esperança vencerá a desesperança
O PODER DA TV

Texto de Geni Gomes Nogueira 18/08/06


A televisão é o lazer que chega dentro de cada lar e é a única atividade socializada por ricos e pobres, pela vida urbana e rural, por jovens e velhos; é a tecnologia compartilhada por todos. Daí sua responsabilidade social: O conteúdo que apresenta, assim como o seu consumo fascina a todos.
É uma mídia de massa com grande poder e não se pode negar que este meio de comunicação é responsável pelos processos de mudanças sociais ditando modas, mudando atitudes, inclusive quanto à sexualidade e suas formas de manifestação. É uma escola de comunicação popular, mas o que temos assistido poderia ser de melhor qualidade. A tv por ser acessível a todos que não tem um olhar crítico, podemos dizer que, os malefícios tem sido grandes.
Sabemos que os telejornais com raras exceções é um lixo de informações e infelizmente são reais, não podemos fugir dessa cultura real. O que vemos é que sem ter tempo para a reflexão, para digerir as notícias, surge imediatamente, o mundo da fantasia das novelas.
O Brasil tem fama de ser o país das novelas televisivas e este deslumbramento com um mundo das novelas podem sim influenciar pessoas menos críticas.
As tramas das novelas se desenrolam com cenas de perversão, de ódio, de ambição e outros valores negativos, mesmo quando defendem alguns temas importantes, as soluções são simplistas e mesmo irreais, e tudo mesclado com as maiores belezas, com o apelo ao consumo, enfim ao culto dos valores efêmeros.
Tem colocado em risco a cultura da paz, do amor, do respeito, enfim de muitos valores porque mesmo que o telespectador não acredite em tudo que vê, mesmo que não seja ignorante, a televisão é uma janela aberta para as “mudanças”, que leva a aceitar naturalmente toda uma violência em suas várias modalidades.
A tv não tem o papel de guarda da moral, da identidade cultural do nosso país, mas ela deveria se dar conta da responsabilidade que tem. Assistir à tv é um consumo individual, mas sentimos que o resultado é coletivo. O que temos assistido poderia ser de melhor qualidade. Um grande número de consumidor dos vários programas, tem que aceitar a defesa de uma cultura contrária a sua e ficar apenas com seu sentimento de indignação.
Se não é possível mudar as notícias dos telejornais, gostaria que o lazer da tv brasileira, em especial das novelas, oferecessem uma visão de mundo melhor. Pela força que tem a tecnologia reinante da tv cumpriria melhor seu papel seduzindo principalmente nossos jovens para os valores reais, para os valores do bem. Quem sabe no futuro assistiremos a um noticiário com menos lixo de notícias
A vida é para servir

Texto da Geni - 2008

Diz um ditado “Quem não vive para servir não serve para viver”, e o melhor exemplo foi o de Jesus quando passou pela terra e disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir.
Estou sim refletindo sobre o sentido da vida e a minha conclusão é mesmo por aí. Essa história de viver cuidando só dos nossos interesses está é dando doença, principalmente a tal depressão.
Comprovei esta história ao ver realmente pessoas mais altruístas viverem melhor terem mais qualidade de vida porque não está preocupada apenas consigo mesmo. Olha! é difícil sim cuidar de si, dos próprios interesses, do crescimento em todas as áreas e ter projetos de doação, no que em suas vidas comprovaram que o servir no seu sentido amplo, é interessante, e se não é receita de felicidade, no mínimo proporciona um bem estar muito grande.
Acho interessante as várias opções de escolha que se faz para ser feliz. Quem é pai e mãe já tem crédito, é doação o tempo todo, escolheu ter filhos para mim já doou no mínimo 50% de sua vida, não tem mais exclusividade no pensar, no agir, com raras exceções é claro, porque os pais depois terem seus filhos vivem para servi-los.
Professor(a), também tem sua doação boa de vida, pois sente a responsabilidade na formação de seus alunos(as). É uma vida de servir mesmo! ganha pouco e nos dias de hoje está tendo que desenvolver muitas virtudes, principalmente a da tolerância diante tanta indiferença dos alunos. O professor(a), está a serviço da sociedade porque ele ssabe que é um agente da mudança.
Existe enfim várias projetos que pessoas dedicam suas vidas para que a vida seja melhorada, são aqueles que sentem responsabilidade em causas as mais variadas.
Quero lembrar de amigas(os) que dedicam à causa animal, a sensibilidade para com os animais os(as) levam a dedicar boa parte da vida à este serviço, acho admirável sim ir além do ser humano, e não é porque se dedicam ao reino animal, que não fazem o que é possível também para o semelhante.
Assisto, presencio, muitas pessoas cuidando também do meio ambiente, e reconheço o valor do seu serviço, principalmente nos dias de hoje.
A dinâmica da vida tem feito com que muitos(as) não achem tempo para dedicar a alguma causa no entanto o sentido da vida fica pobre quando se cuida apenas dos próprios interesses, daí tanto mal estar consigo mesmo, e a busca de realizações e satisfações constantes.
Para algumas pessoas o mais importante é servir aquele(a) que é parceiro na vida, no entanto é comum ver que uma das partes, sente mais no direito de ser servido, daí tantas insatisfações nas suas relações. Encontrar o equilíbrio é o x da questão. O amor não pode ser sinônimo de egoísmo. Enfim, a vida só faz sentido se tiver objetivos maiores, em seu papel de servir, ou se preferir, pode ficar olhando para o espelho e fazendo os constantes retoques, o narcisista nunca sentirá satisfeito consigo mesmo, por mais que pareça estar.
A escolha é a nossa oportunidade, está comprovado a vida é para servir.