sábado, 28 de fevereiro de 2009



A ESCOLA É VIDA

Texto de: Geni Gomes Nogueira
2/12/2006


A Escola também intervem no mundo quando cumpre um papel de formação da cidadania e a partir daí, temos que admitir não está cumprindo bem o seu papel. Resultado da opção de uma Escola que não acompanhou a evolução dos tempos. Ela reproduz o de sempre, apesar dos belos discursos da mudança.
Quão bom seria se a Escola ficasse atenta aos alunos não enquadrado ao papel da Escola convencional e reconhecer como aluno em potencial, levando em conta alguns fatores:
- Os hormônios agindo; a idade estudantil tem este ingrediente como razão do inquieto comportamento.
- A reunião em um mesmo espaço tendo cada um sua carga emocional e muitas vezes chocando com a do outro, dão como respostas o comportamento de rebeldia, de protesto, que se apresenta de maneiras as mais variadas, afinal ninguém deseja ser sufocado, e muitas vezes, eles se sentem sem liberdade ou seja sendo sufocados.
- O agrupamento de centenas de alunos com algumas identidades comuns e centenas de diferentes personalidades.
Os alunos(as) tem buscado muito o papel social da Escola, mas ao estarem alí reunidos o objetivo comum deveria ser a busca do conhecimento.
Este aspecto dos alunos e suas características é muito importante, no entanto existe toda uma engrenagem na Escola para que ela cumpra bem o seu papel: transmissora do conhecimento e formadora da cidadania, enfim a função educacional complementar.
É bom citar alguns aspectos para um bom funcionamento da Escola:
Deve existir uma cantina com refeições apropriadas, inclusive para todos os trabalhadores da Escola. Não é necessário apresentar aqui os motivos para os quais a defesa de uma alimentação deveria acontecer.
O serviço de Biblioteca é tão importante quando o da alimentação nas Escolas. O que mais se observa nas Bibliotecárias é o despreparo para a função. Tem acontecido frequentemente o desvio de função de alguns profissionais do ensino para a atividade de bibliotecário(a), sem ter no entanto nenhuma formação e agindo muito errado neste local. Claro! Resultado do não preparo para a função.
A direção compreendendo aí a Diretora, vices, orientadoras e supervisoras,
deveriam estar interessadas em colocar em prática projetos pedagógicos apropriados,
respeitando nossos alunos como elementos que por direito receberiam o melhor da Escola substituindo os métodos de punição, pelos da conquista.
É bom que aconteça com certa freqüência os encontros dos profissionais da educação, para que haja troca de experiências, para atualizarem quanto aos métodos, enfim o constante repensar, formular ou reformular projetos onde a cooparticipação se faz necessário.
Os serviçais em geral da Escola devem receber o devido reconhecimento, já que o bom funcionamento está diretamente ligado às condições que elas(e) deixam as nossas sala de aulas, e todos os ambiente, no sentido da limpeza, das arrumações, da conservação.
Enfim, se sabemos ser necessário os materiais atualizados para uma Escola conseguir ser atualizada e cumprir bem o seu papel, é no elemento humano principalmente o(a) professor(a) que se deve fazer o maior investimento.

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