sábado, 28 de fevereiro de 2009



Jovem você acredita em sua força?

Texto de Geni Gomes Nogueira – 6/ll/08
Foi publicado no jornalzinho do Peas da minha Escola.


Existem pessoas que acreditam apenas na sorte, acreditam em horóscopo para orientar suas vidas, não procuram entender as questões da vida e ainda não sabem que cada pessoa é única, que não existe repetição do seu físico e muito menos da personalidade. Cada ser humano é único, e é ele o responsável na maioria das vezes pela sua sorte. Mesmo os gêmeos têm suas identidades diferentes. Portanto você é responsável pelas suas escolhas e acreditar apenas na sorte no destino já determinado tira a nossa responsabilidade das mudanças que sempre podemos e queremos fazer em nossas vidas.
Quando assistimos ao sucesso de alguém, com certeza houve um investimento, uma busca com persistência para que a vida desse certo. Não existem soluções mágicas para nada, existe a sua força a coragem e a luta para alcançar a vitória.
Os jovens têm buscado saída para suas angústias, frustrações, falta de compreensão, baixa auto-estima, dificuldades familiares, através de soluções ilusórias, muitos se esquecem da força que têm e buscam o álcool, assim como as drogas, achando que com estas atitudes resolveria os sentimentos que passam dentro de cada um. Esquecem que existe uma força interior que pode ser desenvolvida, com pensamentos positivos mesmo quando a sorte não estiver favorável mas lembrar que tudo passa, “sabemos que se as coisas boas passam as ruins também passarão”. Não há uma formula mágico-externas. A mágica é a força que vem de dentro a começar por buscar sua paz interior aceitando-se como se é e saber que podemos construir o nosso destino a começar por investir em bons relacionamentos, ficando atento ao que a vida oferece e mesmo buscando ajuda quando se fizer necessário, afinal o jovem tem todo direito de ser compreendido e amado, mas ele deve se comprometer com a sua busca de felicidade, não desperdiçando sua boa energia, a energia da juventude. A força está dentro dele mesmo para ultrapassar os obstáculos que a vida vai sempre apresentar.
É interessante que muitos jovens querem ficar como na dança, ou seja tendo comportamentos dando passos iguais uns aos outros. Ficam sincronizados ao fazerem tudo igual.
E assim como a dança tem passos acertados, passos que tem sua beleza, a vida do jovem também deveria ter uma direção com passos acertados, para que tudo em sua vida seja belo.
O essencial é que o jovem tenha consciência do ser único que é e de sua responsabilidade sobre seus atos. Não existe destino sem a sua participação.



Nenhum comentário: