domingo, 1 de maio de 2011

Dia do trabalhador - 1 de maio de 2011


texto de Geni Nogueira


A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Aconteceu repressões e mortes neste protesto, mas ficou a marca da luta e todo dia 1 de maio se comemora fazendo reflexões sobre a luta do trabalhador em todo o mundo.

Em 1955, o vaticano escolheu São José que foi marceneiro como símbolo do trabalhador.

Estive na comemoração na praça da cemig em B Hte, assistindo a missa que é um marco aqui na cidade. Vários padres estavam presentes, uma homilia muito apropriada para o dia, o coral com letras muito bonitas e que nos envolveu na celebração. Valeu!

Esta é minha tradição, ir a esta missa, mas cada ano vê menos pessoas conhecidas, mesmo que o numero de participantes tenha aumento. O que aconteceu com companheiros e companheiras de anos atrás? Conformismo, uma mudança satisfatória da vida, uma substituição de interesses, o certo é que há um desinteresse pela missa. As poucas pessoas de épocas passadas mostraram como o tempo é implacável com todos nós, a beleza da juventude sendo substituída pelas marcas do tempo.

Por fim esta celebração foi muito bonita. Deixo meu registro neste blog, com a esperança de que  no proximo ano  eu possa estar lá novamente.

Nenhum comentário: