terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CONSELHO DE CLASSE ano 2010


Texto de Geni Nogueira - 20/12/2010


É um fórum de decisões para a vida dos alunos. É importante, e até necessário  que aconteça.
Penso que temos que levar em conta um conjunto de fatores para fazer a conclusão da vida estudantil dos(as) nossos alunos(as). No mínimo 3 conteúdo já credenciaria para decidir por uma desaprovação, no entanto é necessário considerar outros fatores. Esta análise pode ser feita, por uma equipe da direção, pelos pais ou representante legal do aluno(a), e que analisando o indicativo da não aprendizagem dos conteúdos passaria então por analisar o amadurecimento emocional, psicológico deste aluno(a) e refletir sobre o quesito vantagem de estar repetindo o ano a partir da faixa etária, já que ao estar agrupado com colegas no mesmo nível de idade pode ser mais vantajoso e motivador.

Alunos(as) que estão em desnível de idade em uma turma tem apresentado desvantagem para a aprendizagem, e pode influenciar negativamente nos alunos(as) mais imaturos(as).

Defendo uma recuperação paralela verdadeira, em dois conteúdos mesmo que decida por uma promoção. O conteúdo da Matemática, do Português, principalmente, deve ter os conhecimentos básicos da série mais considerados, para esta avaliação.. Sabemos que com a internet, os conteúdos da História e Geografia, ciências, inglês e outras, ficaram mais fáceis de serem adquirido o conhecimento, quando assim quiserem. Não vejo, no entanto o mesmo acontecer nos conhecimentos básicos, fundamentais da matemática, e do português. Estou sim mesmo sendo professora de História valorizando mais estas duas áreas das demais, porque sei que a vida durante todo o tempo vai cobrar mais estes resultados.

Em questão a decisão final da promoção ou não, reafirmo que deve ter sim uma apresentação dos professores com os resultados medidos por notas em um conselho de classe, e reconhece que esta prática tem sido uma troca de informações muito valiosa. Quanta dúvida tiramos com esclarecimento dado pelo colega professor deste aluno(a)! Mas também uma segunda avaliação, ajudaria na decisão, levando em conta a evolução do ser pessoa, considerando valores de idade e sua maturidade para aprender. Educar envolve parcerias, e neste momento decisivo. Professor x outros responsáveis, quem sabe não evitariam um grande prejuízo para a vida estudantil do nosso aluno(a)

Nenhum comentário: