quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Em seu benefício

Li e gostei

Não se agaste com o ignorante; certamente, não dispõe ele das oportunidades que iluminaram seu caminho.
Evite aborrecimentos com as pessoas fanatizadas; permanecem no cárcere do exclusivismo e merecem compaixão como qualquer prisioneiro.
Não se perturbe com o malcriado; o irmão intratável tem, na maioria das vezes, o fígado estragado e os nervos doente.
Ampare o companheiro inseguro: talvez não possua o necessário, quando você detém excessos.
Não se zangue com o ingrato; provavelmente é desorientado ou inexperiente.
Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censura.
Desculpe o desertor; ele é fraco e mais tarde voltará à lição.
Auxilie o doente; agradeça ao Divino Poder o equilíbrio que você está conservando.
Esqueça o acusador; ele não conhece o seu caso desde o princípio.
Perdoe ao mau; a vida se encarregará dele.

André Luiz

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estou sugerindo que leiam o texto abaixo, foi escrito a alguns anos, mas continua atualizado. Escolhi repeti-lo, para fazer a apresentação do vídeo “troque de lugar com seu cachorro”.
QUERO VIVER EM UM MUNDO SEM CRUELDADE
Texto de Geni Gomes Nogueira 2007

Estamos vivendo a banalização da violência entre os seres humanos, em primeiro lugar, tendo como motivo, a ganância, causa principal da infelicidade. No entanto, se aprendêssemos a viver com o necessário, teríamos o ingrediente da felicidade que é a paz.
Como se não bastasse, estamos vendo e ouvindo constantemente notícias de escravidão dos animais em suas várias modalidades. Julgamo-nos tão superiores, que na maioria das vezes, ignoramos que eles são seres que não pensam como nós, mas tem sentimento.
Assistimos e batendo palma a muitas crueldades com nossos irmãos “inferiores”, digo irmãos porque quando o ‘Pai Criador’ é o mesmo, então qualquer ser vivente estão irmanados.
Podemos citar vários exemplos de falta de compaixão com os animais como, por exemplo, nos rodeios, touradas, nas capturas dos contrabandistas que os colocam em verdadeiras senzalas e oferecem destinos tão diferentes do que merecem viver.
Prolifera o comércio principalmente de animais das mais variadas espécies tirando-os do seu habitat natural. Não pode ter julgamento diferente o que compra do que vende. Todos são cruéis com estes animais.
Comercializar animais não deveria ser correto. Com raras exceções, sabemos que se faz necessário alguns deles, no entanto, o ser humano deveria ter um convívio de respeito e mesmo compaixão. É um sentimento que seria bom que fosse ampliado, ou seja, um ser vivo não deve ser tratado como objeto.
É sabido que um animal precisa, para viver feliz, de muito pouco, isto é, de condições básicas atendidas como a comida e a agua, e o ingrediente principal da sua felicidade que é estar livre. Mas, o ser humano tem buscado ter o animal em seu domínio e na maioria das vezes em cativeiro, dizendo gostar do animal.
Muitos que com os animais trabalham, ignoram os seus direitos e os obrigam a uma vida de escravidão. Além de roubar-lhes a liberdade, ainda os tratam covardemente, com a freqüência do uso do castigo, da dor.
Os que divertem onde tem animais adestrados, ignoram que quando as luzes se apagam o castigo acontece. Recebem castigos para agir de forma nada própria da sua natureza.
Claro que sofrem para fazer o que o ser humano quer e não a sua vontade, é o caso dos ‘circos’, assim como todos os shows que tem animais como artistas. Sabemos que não é este o destino de um animal, não é um tratamento legal.
Se pudesse falar alguns diriam:
“Quero ser seu amigo não me trates como inimigo, não roubes a minha liberdade, não quero ficar preso para te dar prazer ou ser sua segurança. Trate-me com afeto”. “Solta-me, se Deus me deu asas para voar, patas para andar... a gaiola, o cativeiro não é o meu lugar, quero a imensidão”
Enfim, como disse grandes almas da humanidade:
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” (Mahatma Gandhi)
“Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas” (Buda)
É direito de todos escolher que espécie de ser humano cada um quer ser. Sabemos que nosso objetivo deve ser de crescimento, principalmente o espiritual, mas a opção, ou melhor, a oportunidade, é de cada um.
Quero viver em um mundo sem crueldade, cada um que melhorar, melhora o todo, o planeta terra.

domingo, 26 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Viagem 2010

Viagem de Julho - 2010

Turquia - Grécia - Madri

Estarei iniciando a postagem de textos que fiz durante a bela viagem com o quase mesmo grupo da viagem à Terra Santa do ano passado.
As anotações foram feitas por mim a partir de informações dos guias, e por observações minhas.
As fotos foram feitas amadoristicamente por mim.





Viagem 2010 Parte Um

Viagem 2010 - Parte Um

Iniciamos a viagem dia 10/07/2010 – com a Agência de Viagem Caprice.

Fizemos uma feliz viagem de vôo de 12 horas. Nos instalamos em um belo hotel no centro de Istambul. Quando chegamos o clima estava entre 25 a 30 graus. A primeira providencia foi trocar o euro por Lira moeda local.

Realmente o mundo está democrático as roupas fora as das muçulmanas são iguais as nossas. O turco Augusto é o nosso guia. Primeira observação os jardins são bem cuidados e as ruas limpas. A Turquia foi conquistada pelos bizantinos, pelos mulçumanos Otomanos. No inverno 10 graus, verão a partir de 30 graus. A Turquia está na parte Asiática chamada Anatólia e é mais residencial, menos poluída, a Parte Européia é menor.

Istambul – Constantinopla foi Capital do Império Otomano por 1000 anos. No século XI os Turcos entraram na Ásia menor. A seda tem muita produção. Foi aliada aos alemães durante a guerra. A Grécia e Turquia tiveram indisposições depois da guerra mundial. São Paulo evangeliza na Turquia.


É um país mulçumano mais moderno, 97% são mulçumanos. Têm 340 Igrejas, 1300 mesquita, 30 sinagogas.

Visitamos a mesquita Azul, local que distribui comida em nome de Alá para os pobres. É a mais grandiosa das mesquitas de Istambul. O museu de Santa Sofia foi construído no ano de 573 d.C pelo Imperador Justiniano com a ambição de que fosse a maior Igreja do mundo. Função que teve por 481 anos e no ano de 1934 virou museu. (Mais informações: consultar roteiro da viagem da Agência Caprice).


Comentário – Chega a me incomodar ver as muçulmanas tão cobertas. Passei agora mesmo por uma com a burca preta e luvas pretas também, na verdade apenas os olhos se fazem mostrar. Penso que é muita submissão à fé que professa, vestir e agir conforme determina a sua religião. O clima pode ser de deserto, elas usam com todo o seu conformismo a burca. Assisti também a mulher seguindo o homem, já que a mulher não pode estar ä frente de seu companheiro. Realmente a cultura machista impera na religião muçulmana.

Visitamos o Hipódromo Romano, também conhecido como a Praça do Sultão Ahmet.

Palácio Topkapi – É de deixar-nos perplexos ver a riqueza a suntuosidade da época dos sultões Otomanos. Construído em 1475. É um complexo de prédios construído em 1475.



Fizemos a travessia do estreito de Bósforo que liga parte Asiática da parte Européia. Em toda extensão apreciamos belas residências, Castelos, casa antigas de madeira turca, a torre da moça, em toda extensão o cenário é encantador. Ele une o Mar de Marmara ao sul ao Mar Negro ao norte.


Santa Sofia – Sabedoria Divina, sentir pelo coração, mas não saber dizer por palavras.

Roma teve rivalidade e mudou a capital para Constantinopla hoje Istambul, que era parte do Oriente e Ocidente. Até 395 a Europa Ocidental teve rivalidade com o Império Romano e dividiu a Igreja Católica. Os monges eram contra a separação entre os ortodoxos, mas a separação foi por rivalidade e acontece.


Igrejas são pilhadas, católico não podem ser Cristãos. Istambul será capital do Império Otomano até 1923.

Século VI – Justiniano constrói Santa Sofia hoje museu.



Mesquita Azul tem uma parte da pedra que existe em Meca que eles acreditam ser do paraíso é um meteorito que veio do paraíso. Só existem dois pedaços dessa pedra, uma em Istambul, e outro na Espanha. Existe dentro da mesquita um minarete onde se reza e tem tradução para ser entendido. As lâmpadas são perto do chão. Os tapetes foram primeiramente confeccionados a mão e atualmente são industriais. Existem frases nos pilares, frases do alcorão. É conhecida como mesquita azul por causa dos azulejos azuis.


Viagem 2010 Parte Dois

Viagem 2010 - Parte Dois

Na Turquia em frente ao hotel Marmara assistimos a um show cultural já que a Turquia foi eleita capital cultural da Europa em 2010. Uma das características das danças apresentadas era o capricho, sincronia dos passos da danças, as roupas, os adereços de Cada país muito lindo. Tudo impecável.

Deus realmente é democrático, o verde a natureza cobre todo o planeta, mas a responsabilidade de cuidar dela deixou para nós humanos, aqui na Turquia, viajando pelo interior do país, sinto que o respeito (desmatamento) é menor. É também interessante o forte nacionalismo, as bandeiras erguem em muitos pontos, é comum ver no centro dos campos, ate mesmo em casas. O país produz grande parte dos alimentos que consome aqui pouco se importa.

Mar Negro – mar profundo mar aconteceu o sumiço de pescadores.

Mar Egeu – é turística com produção de figos, azeite.

Anatólia – região onde nasceu São Paulo – produção de pistache.

Cappadócia – 1200 metros de altitude.

Parte Oriental da Turquia é menos turística. A Turquia foi aliada ä Alemanha na guerra. O Império Otomano (Turcos) em 1919-1923 se indispõe com os Gregos

O presidente da Republica Ataturk faz reformas. Chefe sultão e chefe da religião acabou. Mudou o sistema métrico, educação é laica, mudou o alfabeto, aceitando a latina. Direitos humanos, e a mulher participam da política. Com a República, as roupas mudam, fecharam as escolas teológicas. Escolas passam a serem mistas. As reformas não entraram muito nas aldeias. 40% do país são agrícolas. A Turquia é realmente mais aberta. É uma Republica democrática, mas é o parlamento que escolhe o presidente. O lema do governo é justiça e desenvolvimento.

A esquerda é 25% a 30%. O serviço militar é obrigatório e dura 14 meses. A Alemanha tem 2 milhões de turcos, mas se não querem voltar tem que pagar ao governo, por não fazer o serviço militar. A população jovem é de 60%. A família na cidade tem menos filhos. O salário mínimo é de mais ou menos 350 euros. O aluguel do guia é de 750 euros é normal o turco trabalhar em mais de 1 emprego. A inflação é de 6,25 ao ano. O desemprego está em 14%. O povo não confia muito no estado, por isso existem investimentos variados para uma pessoa, por exemplo, pode-se aplicar em euro, dólar, lira ou até mesmo em ouro.

A Turquia tem boas relações com o Brasil, principalmente depois do governo Lula. A Turquia tem indisposição com Israel por causa de atitudes com relação à matança do povo palestino. A Turquia não tem boas relações com a Grécia.

A população da Turquia é de 72 milhões de pessoas em Istambul é de 12 milhões

Ankara – vem de 3 nomes simbolizando:

Cabra, gato e serpente. A capital é guardada por colinas, portanto foi escolhida e tem 6 milhões de pessoas. Cada cidade tem um número já que são 82 cidades na Turquia e Ankara tem o número 06. Visitamos o museu das civilizações da Anatólia civilizações de 3 a 5 mil antes de Cristo. A Sociedade nesta civilização era matriarcal. Esta região está em constantes escavações já que aqui tem Historias da civilização humana de até 5000 a.C.

Visitamos o museu de historia da Anatólia – época Neolítica 1000 a.C a 5.500 a.C. Havia concentração em locais de cavernas.

Os objetos em exibição neste museu de Ankara constituem a melhor coleção da Idade do bronze no mundo depois do tesouro de Ur dos caldeus (terra de Abraão) exposto no Museu Britânico.

Havia nas casas reapresentações de estátuas do boi. Deusa mãe é também representada porque a sociedade é matriarcal. O período menstrual justifica o seu poder, produz sangue. O touro é o que faz paralelo na comparação do poder. O sangue do touro é também importante, inclusive o sangue do touro podia ser bebido. Sangue é vida.

Cada casa nesse período tem uma reapresentação da deusa mãe. A mãe faz o milagre de gestar bebê, foi feito uma relação da mulher e a lua, são os períodos a partir daí criaram o calendário conforme o período da mulher 28 a 28 dias. A cada ano fazia o sacrifício de um homem. O mês 13 no fim do ano era escolhido para morrer.

A águia representação de trazer a alma e lava pra outro lado.

Era do Bronze – 3.000 a 2.000 a.C.

O homem mudou ao encontrar o bronze. A produção aumentou a rivalidade também aumentou. O sol era também importante era uma divindade. O curso solar é uma imagem de Deus no céu. Esta época era politeísta, tinham várias divindades.

A turqueza simboliza o céu. Usado contra o mau olhado.

Visitamos o Museu do Presidente Ataturk - Era um presidente ante imperialismo, era contra a colonização dos países europeus. É um governo nacionalista inclusive mandou estudar fora já que acreditava no imperialismo cultural, e ele queria uma educação alterada para mostrar a verdade da civilização que teve origem no Oriente. Daí a importância deste museu fundado em 1920 em plena guerra. É impressionante o poder deste presidente.

· A construção desse museu é magnífica, todo em pedra, com colunas que lembra a construção romana. Temos no mausoléu do pai dos turcos, cenas de guerra. O poder pertence ao povo é o novo lema. Época antiga o poder pertencia ao sultão.

· Atatuko falava 5 línguas, daí sua biblioteca.

· O cenário com detalhes, as imagens parecem reais, grandes quadros, grande artista.

Viagem 2010 Parte Três

Viagem 2010 - Parte Três

Visitamos uma cidade subterrânea na Turquia, que tem um sistema de defesa, ou seja, cheia de labirinto para dificultar. Não é cidade para viver, usavam para fazer vinho, guardar os animais, para proteger a produção. O sistema de ventilação é através de chaminés.

A aldeia tinha uma riqueza guardada nas cidades subterrâneas, séc. VII a IX a.C, tempo do uso dessas cidades subterrâneas. Nas cidades subterrâneas tinha dois problemas, os mortos que deveriam fechar uma sessão e também os banheiros que tinham sessões fora. Tinha também sessões falsas.

Uma família que manda um filho para guerra, não deixava outro filho ir, assim guardavam outro filho nas cidades subterrâneas.

Na Cappadócia tem 37 cidades subterrâneas. A região tem uma tradição de plantar uma árvore quando o filho nasce uma espécie de árvore semelhante ao eucalipto, quando casa vende-se a árvore.

Na Cappadócia o clima criou situação de erosão alterou paisagem das colinas. Dezembro a Janeiro, a região tem neve. Tem grande produção de vinhos.

Passeio de Balão na Cappadócia - Tivemos uma hora de fortes emoções. Imagino que na lua o terreno deve ser parecido com o que vimos.


A partir dos aos 1945 o governo deu novas casas retirando as famílias das rochas onde moravam – vila troglodita as casas eram nas pedras vulcânicas. A Turquia tem oito grandes rios e muitos lagos. É bem irrigada.


Visitamos um museu aberto. Aqui acontecia a vida monástica, viviam longe da cidade em torno de 300 a 350 monges. Muitas vezes a escolha para ser monge era uma forma de não servir ao serviço militar.


Dentro das capelas nas rochas existem desenhos clássicos, usavam muito a representação da cruz. É encantador a visita dessas Igrejas nas cavernas.

Igreja Econoclasta, não tem imagem e sim símbolos. Essas Igrejas são do séc. X a XI d.C.

As capelas são pequenas, escavadas na caverna. A capela de São Basílio tem figura de são Jorge, ele matando o dragão. Os monges da Cappadócia são como as tartarugas lentas e pacientes.

Em Konia na Turquia visitamos o centro cultural dos sofistas. O sofismo é um ramo do Islamismo – O Convento é um museu do sofismo. Tem sala de reunião, pratica a Dança de rodopiar. Existem as celas onde os monges sofistas meditavam. É visto túmulos. O tumulo com dois chapéus – Mel vi Lana e do seu filho. Existe a relíquia santa – Barbara do profeta Maomé.

Não existem imagens. A entrada do convento tem que ser vestindo o sapato com um saco Plástico. Muito decorado internamente com lustres. O chapéu simboliza o macro cosmo.

A filosofia é: Se podemos conhecer homens, podemos conhecer Deus. Em exposição um terço de 990 contas para ser rezada. O ser humano precisa de maneiras para se ligar a Deus.

Existe neste convento biblioteca e muitos livros de Mesnevi, livro de pensamento com poemas.

Os Jardins em Konia, no centro da cidade, a prefeitura aluga para poder plantar e até para fazer piqueniques.

Viagem 2010 São Paulo

São Paulo

Saulo nasce em uma família com poses, foi formado na cultura judia em Jerusalém e instruído por Gamaliel. É um homem que adquiriu muita cultura, e um fariseu duro, perseguidor do cristianismo. Quando estava a caminho de Damasco, tem uma visão e ouve do céu o chamado. Homem temido chega convertido. Paulo tem problema com os cristos e os judeus.

Cristãos não acreditam em sua verdade, judeus sentem traídos. Paulo seguia a profissão do pai fazedor de tendas.

A palavra “cristão” foi cunhada em Antioquia, na época de Paulo. Paulo tinha muita cultura ele impressiona pela cultura e oratória. Tinha muito conhecimento. Em Cesareia fica preso por 2 anos quando faz então sua defesa. Ele apela para ser julgado por Cesar. Sai de cesárea e vai para Roma. Ai escreve cartas aos Coríntios. É morto a caminho de Roma. Foi ele que levou o cristianismo para a Grécia. Em Tarso não tem Cristão apenas uma Crista (uma freira).

Em corinto faz um discurso sobre o Deus desconhecido. Mensagem de Jesus Cristo.

Viagem 2010 Parte Quatro

Viagem 2010 – Parte Quatro

Pamukkale - É uma das maravilhas naturais da Turquia, é tombada pela UNESCO. São bacias cheias de quedas de águas, a explicação científica são os locais térmicos e quentes, que por baixo do monte provoca o derrame de carbonato de cálcio que solidifica como um mármore branco.

A água está a cada ano diminuindo por isto hoje o governo tem controle sobre as águas. Antigamente tomava-se banho nestas águas.

----------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------

Visitamos Hierapolis um sítio arqueológico patrimônio mundial belíssima cidade de Efésio cidade importante na época do Apóstolo Paulo que falou nessa região que cultua a deusa mãe Artemis.

Cidade de Peregrinação. Muitos concílios aqui aconteceram.

Conforme o Guia Augusto, Tinham vários rituais e crenças pagas, e influem nos costumes cristãos.

A bandeira turca é sempre vista por todos os lados. O Vermelho – sangue derramado nas guerras. Estrela – é o povo turco, Lua é o símbolo do Islamismo.

Casa de Nossa Senhora - A casa foi uma visão de uma Alemã que falava de detalhes descritos e eles confirmaram pelas riquezas das informações, sendo que ela nunca esteve aqui.

Nossa Senhora quando mudou de Jerusalém juntamente com São João veio para Efeso.

Efeso – As ruínas sobre uma Colina havia muralhas Bizantinas. A cidade de Efeso data do séc. IV ao séc. V d.C.

Viagem 2010 Parte Cinco


Viagem 2010 – Parte Cinco

A Grécia - Athenas

Porto de Piraeus foi porto oficial da Grécia. No séc. V a.C. foi base naval. Athenas tem muita mitologia sua população é de 4 milhões de habitantes, sendo que toda a Grécia tem 12 milhões.

As ruas principais são largas e observa-se que também são limpas. As pessoas do Paquistão Afeganistão vêm às proximidades do porto para vender suas mercadorias muambas.

Interessante que nas estradas colocamos cruz no local da morte nas estradas, aqui se coloca casinha em metal. A distância entre Athenas e Corinto é de 85 km.

Séc. V. a.C corinto estava no auge. Um Tirano Perinto fez em seu governo grandes construções, mas foi na época do romano Nero que terminou o canal que liga o mar Egeu com o mar Jônico. Canal de Corinto.

Passou a ser administrada pelos Franceses, o canal tem 6 km, 9 metros de profundidade levaram 15 anos a sua construção. A rival de Corinto era Athenas. A Guerra de Peloponeso trás a decadência as duas cidades. Esparta que era aliada tornou-se rival de Corinto.

A Cerâmica é uma atividade em destaque e está presente nas peças no estilo Dórico e Jônico.

Corinto também sofreu a invasão dos Romanos. Tem Corinto terras férteis, seus habitantes em maioria trabalham no turismo e no canal.

São Paulo fazia a viagem de Athenas até Corinto para pregar. Ficou aqui muito tempo.

É encantador ver as ruínas dessas cidades de Corinto, havia aqui uma grande Igreja. O Templo de Deus Apolo templo e estilo Dórico viram a.C. Templo monolítico, um bloco só. Esta cidade teve muitos exemplos gloriosos, com seus estilos múltiplos.

Deuses cultuados por eles Zeus, Apolo, Atheneia, eram dedicado a eles os templos. Todo o povo Coríntio, entrava na cidade através de uma entrada monumental.

São Paulo homem culto prega inicialmente em Athenas, quando vem a corinto vê oferendas a vários deuses e diz que viu oferendas a um Deus desconhecido, assim astutamente diz que trazia agora o conhecimento sobre este Deus. Em Corinto funda uma Igreja, aqui ele tem diversos problemas, em 1 ano e 8 meses funda a Igreja e deixa aqui um apostolo (Apolo). Quando estava preso escreve a carta aos Coríntios.

Chegamos a Athenas no sábado dia 24/07/2010 – visitamos o centro de Athenas que tem uma praça neoclássica, zona dos bancos. A região do comércio mais antiga é Plaka.

Acrópole - cidade Alta.

A Grécia se libertou do domínio turco, por isto tem homenagem a um guerreiro.

Igreja Cuciforme, Igreja russa de Athenas, no centro.

Acrópole é uma colina – colina de Aerópago. Séc. I a.C construiu-se o monumento de Filopopo, uma estatua funerária.

O símbolo sagrado da deusa Atheneia são as oliveiras, por isso existem muitas no local.

No ano 54 d.C São Paulo fala desta colina sobe o Deus desconhecido. O povo Atheniense era politeísta, adorando deuses. A primeira comunidade cristã foi fundada nesta colina.

O Partenon foi destruído pelos turcos ingleses, venezianos. A acrópole é formada por uma rocha muito antiga de pedras de mármore.

A entrada de Partenon com colunas enormes de mármore com capitéis, templo da deusa Atheneia. Estilo dórico na fachada e jônico na parte interna. Séc. V a.C. Este templo nasceu da cabeça de Zeus. Existem representações de lutas do povo grego na parte interna, os frontais. É cheia de mitologia as representações dentro da Igreja.

Foi uma zona política filosófica – Sócrates, Platão por exemplo. Surgiram daqui as idéias da cidade estado. Época dos filósofos, das conquistas.

É visto o monumento Romano Odeon que é um teatro construído II d. C pelo rei amigo de Adriano e é utilizado até hoje na época Romana era um teatro coberto e pode ter 5.000 pessoas.

Atenas foi conquistada pelos Romanos, assim como os corintos, e acaba o apogeu do poder de Athenas. Levaram riquezas dos templo, estátuas e outras construções, principalmente para a para Inglaterra, tudo com permissão dos turcos.

As cariáticas (mulheres que conquistaram os atenienses pela força e beleza) estão também na Inglaterra, assim toda cultura não ficou aqui.

Templo culto do rei Erecteu – corpo de homem outra parte era de serpente, entrava a caixa de pandora. A esperança é a principal virtude. Tudo está em restauração conjugando material antigo e o novo.

Partenon simboliza a beleza e a simetria. Tem 14 metro de altura 37 de largura. Surgiu da sabedorias dos gregos clássico. Época em que se ofereciam estátuas para este templo sendo assim ficou cheio de estátuas que simbolizava prazer. Hoje estão no museu da Acrópole.

Foi mostrado de longe pelo nosso guia o novo museu da acrópole, em estilo neoclássico. Grande riqueza foi levada pelos ingleses, muitas pinturas, estátuas não ficou aqui, mas o templo é um templo vivo. Os templos são hoje visitados pelo mundo. Os Ingleses que tem grande parte das obras retiradas desses templos em seus museus, hoje vem aqui para ver o templo vivo.

O Estádio Panateuco de Atenas séc. III a.C foi destruído e reconstruído em 1296. É usado para o festival de Athenas, é feito de mármore e comporta 56 mil espectadores.

É um estádio no centro da cidade e é símbolo para os gregos. Em 2004 foi restaurada a corrida de maratona que termina neste estádio. No século VIII c.C inicia os primeiros jogos olímpicos em homenagem ao deus Zeus.

É vista de vários pontos da cidade as colinas dos templos. Athenas capital da Grécia tem fama, tem história, e é uma cidade moderna. Foi conquistada pelos turcos que mudaram toda a fisionomia. O sistema político é República parlamentar. Athenas é cidade cheia de ruínas por isto na cidade encontramos demonstrações em vários pontos da cidade.

Admiramos vários prédios representativos no estilo neoclássico.