segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Viagem 2010 Parte Dois

Viagem 2010 - Parte Dois

Na Turquia em frente ao hotel Marmara assistimos a um show cultural já que a Turquia foi eleita capital cultural da Europa em 2010. Uma das características das danças apresentadas era o capricho, sincronia dos passos da danças, as roupas, os adereços de Cada país muito lindo. Tudo impecável.

Deus realmente é democrático, o verde a natureza cobre todo o planeta, mas a responsabilidade de cuidar dela deixou para nós humanos, aqui na Turquia, viajando pelo interior do país, sinto que o respeito (desmatamento) é menor. É também interessante o forte nacionalismo, as bandeiras erguem em muitos pontos, é comum ver no centro dos campos, ate mesmo em casas. O país produz grande parte dos alimentos que consome aqui pouco se importa.

Mar Negro – mar profundo mar aconteceu o sumiço de pescadores.

Mar Egeu – é turística com produção de figos, azeite.

Anatólia – região onde nasceu São Paulo – produção de pistache.

Cappadócia – 1200 metros de altitude.

Parte Oriental da Turquia é menos turística. A Turquia foi aliada ä Alemanha na guerra. O Império Otomano (Turcos) em 1919-1923 se indispõe com os Gregos

O presidente da Republica Ataturk faz reformas. Chefe sultão e chefe da religião acabou. Mudou o sistema métrico, educação é laica, mudou o alfabeto, aceitando a latina. Direitos humanos, e a mulher participam da política. Com a República, as roupas mudam, fecharam as escolas teológicas. Escolas passam a serem mistas. As reformas não entraram muito nas aldeias. 40% do país são agrícolas. A Turquia é realmente mais aberta. É uma Republica democrática, mas é o parlamento que escolhe o presidente. O lema do governo é justiça e desenvolvimento.

A esquerda é 25% a 30%. O serviço militar é obrigatório e dura 14 meses. A Alemanha tem 2 milhões de turcos, mas se não querem voltar tem que pagar ao governo, por não fazer o serviço militar. A população jovem é de 60%. A família na cidade tem menos filhos. O salário mínimo é de mais ou menos 350 euros. O aluguel do guia é de 750 euros é normal o turco trabalhar em mais de 1 emprego. A inflação é de 6,25 ao ano. O desemprego está em 14%. O povo não confia muito no estado, por isso existem investimentos variados para uma pessoa, por exemplo, pode-se aplicar em euro, dólar, lira ou até mesmo em ouro.

A Turquia tem boas relações com o Brasil, principalmente depois do governo Lula. A Turquia tem indisposição com Israel por causa de atitudes com relação à matança do povo palestino. A Turquia não tem boas relações com a Grécia.

A população da Turquia é de 72 milhões de pessoas em Istambul é de 12 milhões

Ankara – vem de 3 nomes simbolizando:

Cabra, gato e serpente. A capital é guardada por colinas, portanto foi escolhida e tem 6 milhões de pessoas. Cada cidade tem um número já que são 82 cidades na Turquia e Ankara tem o número 06. Visitamos o museu das civilizações da Anatólia civilizações de 3 a 5 mil antes de Cristo. A Sociedade nesta civilização era matriarcal. Esta região está em constantes escavações já que aqui tem Historias da civilização humana de até 5000 a.C.

Visitamos o museu de historia da Anatólia – época Neolítica 1000 a.C a 5.500 a.C. Havia concentração em locais de cavernas.

Os objetos em exibição neste museu de Ankara constituem a melhor coleção da Idade do bronze no mundo depois do tesouro de Ur dos caldeus (terra de Abraão) exposto no Museu Britânico.

Havia nas casas reapresentações de estátuas do boi. Deusa mãe é também representada porque a sociedade é matriarcal. O período menstrual justifica o seu poder, produz sangue. O touro é o que faz paralelo na comparação do poder. O sangue do touro é também importante, inclusive o sangue do touro podia ser bebido. Sangue é vida.

Cada casa nesse período tem uma reapresentação da deusa mãe. A mãe faz o milagre de gestar bebê, foi feito uma relação da mulher e a lua, são os períodos a partir daí criaram o calendário conforme o período da mulher 28 a 28 dias. A cada ano fazia o sacrifício de um homem. O mês 13 no fim do ano era escolhido para morrer.

A águia representação de trazer a alma e lava pra outro lado.

Era do Bronze – 3.000 a 2.000 a.C.

O homem mudou ao encontrar o bronze. A produção aumentou a rivalidade também aumentou. O sol era também importante era uma divindade. O curso solar é uma imagem de Deus no céu. Esta época era politeísta, tinham várias divindades.

A turqueza simboliza o céu. Usado contra o mau olhado.

Visitamos o Museu do Presidente Ataturk - Era um presidente ante imperialismo, era contra a colonização dos países europeus. É um governo nacionalista inclusive mandou estudar fora já que acreditava no imperialismo cultural, e ele queria uma educação alterada para mostrar a verdade da civilização que teve origem no Oriente. Daí a importância deste museu fundado em 1920 em plena guerra. É impressionante o poder deste presidente.

· A construção desse museu é magnífica, todo em pedra, com colunas que lembra a construção romana. Temos no mausoléu do pai dos turcos, cenas de guerra. O poder pertence ao povo é o novo lema. Época antiga o poder pertencia ao sultão.

· Atatuko falava 5 línguas, daí sua biblioteca.

· O cenário com detalhes, as imagens parecem reais, grandes quadros, grande artista.

Nenhum comentário: