A Grécia - Athenas
Porto de Piraeus foi porto oficial da Grécia. No séc. V a.C. foi base naval. Athenas tem muita mitologia sua população é de 4 milhões de habitantes, sendo que toda a Grécia tem 12 milhões.
As ruas principais são largas e observa-se que também são limpas. As pessoas do Paquistão Afeganistão vêm às proximidades do porto para vender suas mercadorias muambas.
Interessante que nas estradas colocamos cruz no local da morte nas estradas, aqui se coloca casinha em metal. A distância entre Athenas e Corinto é de 85 km.
Séc. V. a.C corinto estava no auge. Um Tirano Perinto fez em seu governo grandes construções, mas foi na época do romano Nero que terminou o canal que liga o mar Egeu com o mar Jônico. Canal de Corinto.
Passou a ser administrada pelos Franceses, o canal tem 6 km, 9 metros de profundidade levaram 15 anos a sua construção. A rival de Corinto era Athenas. A Guerra de Peloponeso trás a decadência as duas cidades. Esparta que era aliada tornou-se rival de Corinto.
A Cerâmica é uma atividade em destaque e está presente nas peças no estilo Dórico e Jônico.
Corinto também sofreu a invasão dos Romanos. Tem Corinto terras férteis, seus habitantes em maioria trabalham no turismo e no canal.
São Paulo fazia a viagem de Athenas até Corinto para pregar. Ficou aqui muito tempo.
É encantador ver as ruínas dessas cidades de Corinto, havia aqui uma grande Igreja. O Templo de Deus Apolo templo e estilo Dórico viram a.C. Templo monolítico, um bloco só. Esta cidade teve muitos exemplos gloriosos, com seus estilos múltiplos.
Deuses cultuados por eles Zeus, Apolo, Atheneia, eram dedicado a eles os templos. Todo o povo Coríntio, entrava na cidade através de uma entrada monumental.
São Paulo homem culto prega inicialmente em Athenas, quando vem a corinto vê oferendas a vários deuses e diz que viu oferendas a um Deus desconhecido, assim astutamente diz que trazia agora o conhecimento sobre este Deus. Em Corinto funda uma Igreja, aqui ele tem diversos problemas, em 1 ano e 8 meses funda a Igreja e deixa aqui um apostolo (Apolo). Quando estava preso escreve a carta aos Coríntios.
Chegamos a Athenas no sábado dia 24/07/2010 – visitamos o centro de Athenas que tem uma praça neoclássica, zona dos bancos. A região do comércio mais antiga é Plaka.
Acrópole - cidade Alta.
A Grécia se libertou do domínio turco, por isto tem homenagem a um guerreiro.
Igreja Cuciforme, Igreja russa de Athenas, no centro.
Acrópole é uma colina – colina de Aerópago. Séc. I a.C construiu-se o monumento de Filopopo, uma estatua funerária.
O símbolo sagrado da deusa Atheneia são as oliveiras, por isso existem muitas no local.
No ano 54 d.C São Paulo fala desta colina sobe o Deus desconhecido. O povo Atheniense era politeísta, adorando deuses. A primeira comunidade cristã foi fundada nesta colina.
O Partenon foi destruído pelos turcos ingleses, venezianos. A acrópole é formada por uma rocha muito antiga de pedras de mármore.
A entrada de Partenon com colunas enormes de mármore com capitéis, templo da deusa Atheneia. Estilo dórico na fachada e jônico na parte interna. Séc. V a.C. Este templo nasceu da cabeça de Zeus. Existem representações de lutas do povo grego na parte interna, os frontais. É cheia de mitologia as representações dentro da Igreja.
Foi uma zona política filosófica – Sócrates, Platão por exemplo. Surgiram daqui as idéias da cidade estado. Época dos filósofos, das conquistas.
É visto o monumento Romano Odeon que é um teatro construído II d. C pelo rei amigo de Adriano e é utilizado até hoje na época Romana era um teatro coberto e pode ter 5.000 pessoas.
Atenas foi conquistada pelos Romanos, assim como os corintos, e acaba o apogeu do poder de Athenas. Levaram riquezas dos templo, estátuas e outras construções, principalmente para a para Inglaterra, tudo com permissão dos turcos.
As cariáticas (mulheres que conquistaram os atenienses pela força e beleza) estão também na Inglaterra, assim toda cultura não ficou aqui.
Templo culto do rei Erecteu – corpo de homem outra parte era de serpente, entrava a caixa de pandora. A esperança é a principal virtude. Tudo está em restauração conjugando material antigo e o novo.
Partenon simboliza a beleza e a simetria. Tem 14 metro de altura 37 de largura. Surgiu da sabedorias dos gregos clássico. Época em que se ofereciam estátuas para este templo sendo assim ficou cheio de estátuas que simbolizava prazer. Hoje estão no museu da Acrópole.
Foi mostrado de longe pelo nosso guia o novo museu da acrópole, em estilo neoclássico. Grande riqueza foi levada pelos ingleses, muitas pinturas, estátuas não ficou aqui, mas o templo é um templo vivo. Os templos são hoje visitados pelo mundo. Os Ingleses que tem grande parte das obras retiradas desses templos em seus museus, hoje vem aqui para ver o templo vivo.
O Estádio Panateuco de Atenas séc. III a.C foi destruído e reconstruído em 1296. É usado para o festival de Athenas, é feito de mármore e comporta 56 mil espectadores.
É um estádio no centro da cidade e é símbolo para os gregos. Em 2004 foi restaurada a corrida de maratona que termina neste estádio. No século VIII c.C inicia os primeiros jogos olímpicos em homenagem ao deus Zeus.
É vista de vários pontos da cidade as colinas dos templos. Athenas capital da Grécia tem fama, tem história, e é uma cidade moderna. Foi conquistada pelos turcos que mudaram toda a fisionomia. O sistema político é República parlamentar. Athenas é cidade cheia de ruínas por isto na cidade encontramos demonstrações em vários pontos da cidade.
Admiramos vários prédios representativos no estilo neoclássico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário