domingo, 12 de setembro de 2010

Viagem 2010 Parte Seis

Viagem 2010 – Parte Seis

Dia 25 de julho de 2010 – Domingo

Madri – Mãe das Águas

Desembarcamos em Madri ultima parada da grande viagem. Chegamos no dia do padroeiro São Tiago de Conpostela.

Madri tem quatro milhões e meio de habitantes. É a capital mais alta da Europa, fica a 650 metros do nível do mar. Fica no centro da Península Ibérica a 65 km do mar mediterrâneo. É uma região seca por causa dos rios subterrâneos, se torna fértil.

No século IX os mouros construíram uma fortaleza para proteger de ataques dos cristãos que queriam reconquistar a região. Fortaleza vem de mãe das águas. A Espanha é o país mais visitado depois da França.

A comida típica é “Tapa”, e o urso é o símbolo da cidade. O Marquês de Salamanca deu o nome do bairro mais elegante. Aqui se fecha para a sesta de 14 às 16 horas.

Três museus são destaque na cidade. Santa Sofia e museu do Prado são um deles. São comuns as fachadas com sacada em ferro.

Em 1562 o rei espanhol Felipe II transferiu de Toledo para Madri a capital. Felipe quer liberdade. Isabel II na Espanha foi coroada primeira princesa.

------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------

O Livro Dom Quixote é um clássico Espanhol e mostra o caráter do povo. Fantasia X Realidade.

Mercado do Peixe de Madri é o 2º mais importante, aqui trabalham 12 mil pessoas. Madri tem 43 jardins, atrás apenas da Inglaterra. Foram plantados dois milhões de árvores. Os reis Absburgos sucedem os Mouros, (Absburgos vem da Áustria) na História da fundação de Madri.

O mosteiro da encarnação fica no centro e era moradia de viúvas ricas.

Maria das Mercedes desejou uma catedral e assim em frente ao palácio temos uma catedral que levou 110 anos para sua construção.

Madri na época medieval estava protegida pelas fortalezas (Mouros), as portas dedicadas aos santos.

Napoleão foi derrotado pela primeira vez pelos Espanhóis.

-------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------

Praça Maior – Centro histórico, antigamente realizava touradas, hoje é um elegante local de cafés onde se apresentam concertos. Esta foi à praça principal da cidade.

A estátua do rei Felipe fundador da cidade está no centro.

Puerta Del sol – que protegia a cidade na época medieval. O parque do retiro tem mais ou menos 15 mil árvores. Em uma estação é visto um monumento dedicado aos que morreram no ataque de 2004 onde morreram 192 e mais de 2 mil atingidos.

O famoso quadro de Guarnica de Picasso está aqui no museu de Madri. O museu do Prado foi inaugurado em 1819 e foi construído no prado de são Jerônimo.

Fonte da deusa Cibele fica no centro da cidade. A rua mais longa da cidade tem 14 km.

O sistema político é a realeza e moram em um palácio na Sarsuela. Igrejas católicas é dominância. 2 milhões de carros circulam na cidade que tem uma população de 3 milhões e meio.

Cristóvão Colombo nasceu nesta cidade e hoje tem homenagem a ele.

É visto muitas fontes em homenagem a deuses.

Nenhum comentário: