sexta-feira, 20 de março de 2009


Casamento é uma ponte para o céu
Texto de Geni Gomes Nogueira - 17/01/09

Esta é uma frase que eu já ouvi e que depois pensei e concordei. Sim casamento deveria ser a comunhão de idéias, de almas, de corpos e quando isto acontece, é realmente uma ponte para o céu, ou seja um balsamo de paz aqui na terra.
É sabido que algum tempo atrás e mesmo em outras culturas prevalecia ou prevalece os acordos com interesses econômicos sobrepondo os sentimentos.
Mas casamento nunca cai de moda porque o ser humano parece ser o mais desamparado, e por isso quer compartilhar sua vida com alguém. Existem muitas pelejas nessa vida, no entanto para a maioria das pessoas o encontro com o companheiro(a) da vida é uma das maiores dificuldades, talvez pela natureza tão imperfeita de cada ser humano e portanto encontrar a sintonia certa para um convívio tão íntimo e completo é muito difícil.
É raro, quem encontra realmente e vive esta partilha das dificuldades da vida juntos. Parece até que quem o encontra é merecedor de um estagio avançado de céu aqui na terra, se não, no mínimo uma ponte para ele.
O filósofo Shoupenhauer, defende o sentido da nossa existência como o de continuidade da espécie, assim a procriação e neste caso os casais quando conseguem esta realização ficam realmente coroados, no entanto não deixaram de ter sim vários problemas, várias demandas que são o que digo as pelejas da vida. Mas certo é que se estão alicerçados num casamento compartilhando tudo e com mais encontros que desencontros então deram o real sentido a sua existência.
No entanto penhorar em outra pessoa para nos fazer feliz é trilhar o caminho contrário. O melhor é ter vários projetos, porque a cada tempo a vida se apresenta de forma a ter atitudes diferentes com realizações que nos façam sentir com utilidade para alguém ou alguma causa Será então o sentido da vida amar e servir?
Se não encontrar um grande amor, para realizar um casamento ideal, que continuemos disponível para o amor em todo o sentido da expressão, amar sempre a todos e tudo que se fizer merecer ou quem sabe mesmo sem o merecimento, um amor universal, e consequentemente o servir. Este sim é para mim o real sentido que dará colorido a vida.
Infelizmente existem as uniões de fachada, aqueles que por falta de coragem de serem verdadeiro consigo mesmo, porque apenas entende que o caminho é o casamento, fazem toda a força para permanecerem juntos mas não são comungadas no mesmo querer
no mesmo sentir, no entanto preferem levar a vida não sendo honesto(a) consigo mesmo(a), vivendo com menos autenticidade, é o preço que muitos(a) preferem pagar, inclusive para quem conhecem bem o casal sabe que eles não vivem bem, mas preferem viverem juntos. Tudo é questão de escolha na vida.
Escolhi este tema hoje, porque ontem fui a missa de 7 dia da Volúzia que estava no seu segundo casamento e parecia que este era um casamento coroado. Acredito até que ela estava vivendo o melhor momento de sua vida, estava vivendo o seu céu em terra. Ela que procurou tanto encontrar um grande amor, e quando encontra, eis que num passeio de barco em plena férias com o companheiro e as filhas, morre apenas ela tragicamente.
Em seus 50 anos deixando duas filhas, foi chamada para a passagem para a outra vida.
São as surpresas da vida! Esperamos que ela realmente mereça plenamente o céu.

Nenhum comentário: