segunda-feira, 30 de maio de 2011

                QUAL SUA META DE VIDA?


                      Texto de Geni Nogueira 29/05/2011



É mesmo possível encontrar a nossa meta ou mesmo objetivo na vida? Para muitos materialistas ganhar dinheiro parece ocupar o primeiro lugar. Dizem que gastamos a nossa saúde para ganhar dinheiro e depois gastamos nosso dinheiro para recuperar a saúde. Acho que é mesmo assim. E além do mais, muitas fortunas são motivos de disputas dos herdeiros trazendo inimizades e até mortes.

Existem o que escolhem viver no pessimismo, estão sempre reclamando, se você fala do bom tempo, logo diz: “ é! mas vai chover”. São daquelas pessoas que não sabe o que fazer com o que a vida ofereceu. Sempre terão motivos para a tristeza, a depressão, são metas de vida de muitos infelizmente. Acreditem ou não é uma realidade que não é muito incomum, mas o contrário também é comprovado em suas ações, quando a vida dá um limão e eles fazem dele uma limonada. São os entusiasmados na vida.

Penso que ruim mesmo são aqueles que além de fazer mal a si, querem e fazem o mal ao outro, praticam o mau como sentido de vida, escolhendo viver facilmente, mesmo que prejudicando o outro, buscam em ações estratégicas o “seu benefício”. Se valem muitas vezes da  omissão da justiça.
Meta de vida que precisa ser reavaliada não é mesmo?
 Lembro de um comentário do Padre Tarcisio que atende o presídio Dultra Ladeira quando fala de jovens cheios de esperança, inclusive citou um paralítico que faz plano de ser um comerciante no futuro. Diz o padre que ouve muitos projetos dos presidiários quando de lá sair. É! Eles(as) estão com metas em suas mentes, e com certeza o sonho é o primeiro passo, afinal sonhar é viver. E nunca é tarde para ser feliz

Assisti pela televisão um programa de superação, que mostrou o rapaz Artur e seu irmão com problemas de saúde e que se inscreveu na disputa de triato, O que queriam eles? Já sabiam não ter chances de vencer, mas foi dito pelo irmão: “estamos é querendo curtir o nosso barato”. Suas meta é se divertirem

No entanto existem muitos deficientes que são sim vencedores, pintores da boca, por exemplo. Eu todo ano recebo seu Kit , vem um calendário e vários cartões de natal e de aniversário com pinturas maravilhosas. Pedem uma contribuição, e afirmo, merecem!

Teria inúmeros casos de superação mas tenho certeza que todos já conhecem algum caso ou no mínimo já ouviu uma notícia dessas metas de vidas cheias de esperanças e que não desistem de viver buscando a felicidade em suas realizações
 Se a meta é o uso da beleza, sabemos que exige alguns sacrifícios para  manter ou até mesmo compra -la.   Não é fácil o que fazem para atingir os atributos rotulados como padrão do belo. A beleza como sabemos é efêmera.
  É bom  também lembrar as metas dos Atletas profissionais  que  objetivam sempre o sucesso, e são dominados pelos exageros nos treinos já que a competição é cada vez maior, daí se submetem a uma dedicação total do seu tempo.
 Assim é também aqueles que tem talentos os mais variados, e que são felizes somente quando praticam sua arte, daí a meta da vida é fazer uso dos seus dons naturalmente.
 Quando vejo escolhas com metas altruístas, aqueles(as) que vivem para servir ao próximo, dedicando sua vida a causas nobres, concluo que estão em paz consigo mesmo e agora buscam uma interação com o mundo em que vivem. Para mim essas pessoas já tiveram realizações, vivencias satisfatória e agora querem ter vida útil e não ficar apenas contemplando a vida. São pessoas valorosas e que fazem toda a diferença em suas ações. Eu não conheço mas sei que existem pessoas que são acomodadas, sem metas nenhuma.
"Se está verdadeiramente comprometido com tua meta. O universo então conspira a teu favor " Goethe

Nenhum comentário: