terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VI Congresso do Sind ute em Caxambú - 02/2011

    Este fim de semana tive a oportunidade de estar neste congresso do meu sindicato, Sind-ute que aconteceu em Caxambu no sul de Minas.
    O sindicato está no momento de muita credibilidade, o que é uma boa direção! Mudou muito o sentimento dos associados, isto por causa dos novos dirigentes que tem recebido da categoria mais confiabilidade. O número dos participantes foi em torno de 2.500 professores(as).
   O alojamento foi nos melhores hoteis da cidade, as refeições muito saborosas, e as atividades no ginásio do principal hotel. A viagem foi tranquila apesar de alguma horas de atraso  na ida. Chegamos na sexta às l8:oo horas e retornamos no domingo ás 16:oo horas.
   Preciso dizer que quando retornei no domingo fui recebida  em euforica alegria pelas minhas cahorrinhas Lulinha  e Luna. Elas ficaram em casa sendo cuidadas pela amiga Halbene e a sobrinha Isabela e seu marido.
Quanto ao congresso, preciso dizer que os temas alí desenvolvidos foram muito interessantes.
Participei de dois: O tempo  e a condição docente, abordado pela mestre Ines Teixeira e outra mesa temática foi Avaliação sistêmica e Currículo pelo doutor Miguel Gonzáles Arroyo.
Quero fazer agora uma observações sobre este dois temas;
A Inês Teixeira vou muito simpatica na sua exposição, inclusive é muito interessante suas colocações, ela tem humor, tem criatividade na suas colocações. Começa dizendo "Sou pequena mas não sou pedaço, o máximo de mulher hum pequeno espaço".
- As vezes o tempo não da tempo
- O tempo do professor é o tempo do aluno
- Há muitos tempos dentro do tempo
O professor não é para dar sono, mas para dar sonho.
No Shopping quantas coias eu não preciso para ser feliz - lembrando esta fala do filósofo Sócrates quando visitava o mesrcado. Eu preciso é de amizade, de amor, de companheirismo, de solidariedade ....
O tempo é uma criação, ele é uma noção cultural para entender o fluxo da vida. No século IX tivemos a criação do tempo, na modernidade nós aprendemos a noção do tempo - tempo é dinhieor, é mercantil.
O capitalismo compra o nosso tempo. - a mais valia -
Para o indígena o tempo passa, para o homem branco ele vende seu tempo.
O aluno não existe, existe o menino no lugar de aluno, apenas algumas horas eles são aluno. O aluno é adjetivo e o meni o substantivo (sujeito).
Fez uma indicação de filme - "pro dia nascer feliz".
Nós estamos em uma geração eles em outra e temos que fazer a troca.
os nossos alunos não tem o mesmo ritmo. Eles querem a aula do tamanho do recreio, o menino entra na aula e a aula não entra nele. Tem professor que mata aula, mesmo sem faltar de aula.
preciso entrar em sala, vendo o aluno que precisa de elogio, de incentivo. Se eu não acreditar neles nada avança.
O tamanho do salário não pode ser o tamanho de nossas aulas. O infante feliz será um adulto feliz.
Outra indicação de fil me "Escritories da liberdade"
A esperança não como uma espera passiva mas uma ação com entusiasmo.

Algumas anotações do tema aboradado pelo Doutor Miguel Arroyo
Reaorganização da Escola é avaliar não só os alunos mas o professores e a Escola.
ter a coragem de criar e não seguir  apenas as normas.
Antigamente a Educação era uma dádiva do município, do governo, hoje sabemos que é um direito.
O que educa as sociedades são os movimentos sociais.
A avaliação uniforme é  uma forma segregação do conhecimento, é punitiva. Devemos ter outras formas de avaliação.
prometemos aos nossoa alunos o sucesso a ascensção social através do nosso Ensino, o que é uma mentira.
Profissionais do conhecimento tem que levar ao conhecimento aos nossos alunos.    

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