Reflexões sobre a educação – Texto de Geni Nogueira 23/11/2010
É na Educação que está a esperança para vivermos em um mundo melhor, e a Escola é a instituição que juntamente com a família são os responsáveis mais importantes para levar à formação de um ser humano com princípios de vivencia para o lado do bem, e o exercício da cidadania que se espera para na sociedade termos um ser humano melhor e produtivo em todos os sentidos.
Sabemos das dificuldades nas relações familiares de muito dos nossos alunos para proporcionar um equilíbrio emocional adequado. Desencontro de pais com ambiente familiar nada ideal, os filhos muitas vezes são resultado do meio em que vivem.
Sem aprofundar em questões que não se faz necessário, mas apenas tentar em uma análise superficial dizer que muito dos alunos que recebemos nas Escolas apresentam esta realidade ou seja a desestrutura familiar.
. Citando alguns diagnósticos, são alunos(as) com falta de limites, baixa auto-estima, descompromissados, desinteressados, e outras qualidades negativas, que interferem enquanto aluno. Na Escola eles recebem a complementação, já que a educação fundamental deveria ter tido em seu ambiente familiar e assim caberia a Escola a formação principalmente da aprendizagem dos conteúdos a que se propõe. Não é esta a realidade e assim a parceria Família X Escola tendo falhas interferem no bom resultado.
Não cabe aqui falar das relações familiares em desequilíbrio mesmo sendo esta a fonte de muitos problemas a serem administrado por nos educadores, mas a citação acima exposta justifica muitas vezes o improdutivo trabalho dos professores.
Quanto a Instituição Escola podemos propor reflexões a partir de uma prática que não está dando certo e ao apontar, já é uma maneira de contribuir para mudanças e consequentemente melhoria no resultado dos nossos alunos.
É na Educação que está a esperança para vivermos em um mundo melhor, e a Escola é a instituição que juntamente com a família são os responsáveis mais importantes para levar à formação de um ser humano com princípios de vivencia para o lado do bem, e o exercício da cidadania que se espera para na sociedade termos um ser humano melhor e produtivo em todos os sentidos.
Sabemos das dificuldades nas relações familiares de muito dos nossos alunos para proporcionar um equilíbrio emocional adequado. Desencontro de pais com ambiente familiar nada ideal, os filhos muitas vezes são resultado do meio em que vivem.
Sem aprofundar em questões que não se faz necessário, mas apenas tentar em uma análise superficial dizer que muito dos alunos que recebemos nas Escolas apresentam esta realidade ou seja a desestrutura familiar.
. Citando alguns diagnósticos, são alunos(as) com falta de limites, baixa auto-estima, descompromissados, desinteressados, e outras qualidades negativas, que interferem enquanto aluno. Na Escola eles recebem a complementação, já que a educação fundamental deveria ter tido em seu ambiente familiar e assim caberia a Escola a formação principalmente da aprendizagem dos conteúdos a que se propõe. Não é esta a realidade e assim a parceria Família X Escola tendo falhas interferem no bom resultado.
Não cabe aqui falar das relações familiares em desequilíbrio mesmo sendo esta a fonte de muitos problemas a serem administrado por nos educadores, mas a citação acima exposta justifica muitas vezes o improdutivo trabalho dos professores.
Quanto a Instituição Escola podemos propor reflexões a partir de uma prática que não está dando certo e ao apontar, já é uma maneira de contribuir para mudanças e consequentemente melhoria no resultado dos nossos alunos.
Em relação à Escola, podemos sim apresentar o que julgamos contribuir para melhorar e muito o resultado na Relação aluno X professsor(a). O problema principal de uma sala de aula é o número de alunos, já que não é possível fazer um acompanhamento individualizado, tão necessário para uma aprendizagem
De tempos em tempos, surgem projetos que se apresentam como mudanças para a Educação. Não passam de enganações que na maioria das vezes vem apenas como sobrecarga, para o professsor(a), é no entanto o número de alunos a mais urgente mudança a ser feita nas Escolas, não vejo evolução no ensino se as salas de aulas mantiverem a quantidade de alunos como o que tem acontecido.
Uma segunda reflexão é a das promoções, não levando em conta uma evolução na aprendizagem deste aluno(a). Os defensores das promoções automáticas justificam que o aspecto da faixa etária é muito importante, tem esta posição porque concluíram que estando agrupado dentro do mesmo nível de idade, o contágio para a aprendizagem, dá melhores resultados. Esta abordagem tem que ser analisada em vários aspectos já que sempre existe o outro lado da questão, por exemplo os analfabetos funcionais.
É muito polêmica a aprovação automática, e é bom que a conclusão seja realmente resultado de muitas análises. Eu defendo que com três matérias sem resultado positivo do aluno(a) leva-se a equipe de especialista com participação inclusive do responsável deste aluno(a), então sim concluiria a promoção ou não, já que vários aspectos devem ser levados em conta. Um conjunto de posições seria mais justo para definir a vida estudantil do nosso aluno, e ficaria mais compartilhada a responsabilidade da sua promoção ou não.
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