sábado, 4 de julho de 2009


Usando a Tecnologia

Texto de Geni Gomes Nogueira - 2009


“Cada ato da pessoa está migrando para a tecnologia”.

Na perspectiva do uso das tecnologias nas práticas educativas, está comprovado que não é mais um modismo como tantos outros que apresentaram como redenção do ensino, e sim a certeza que a Escola não pode ignorar que ela mudou profundamente a vida humana, e temos que fazer a inclusão no ensino urgentemente.
Na educação o recurso das novas tecnologias da informação pode ajudar a promover, o aperfeiçoamento do ensino e assim a relação educação e tecnologia está na ordem do dia.
A resistência de professores em se atualizar, não passa de uma incompreensão que as novas tecnologias mudou o perfil do educador e que a educação cada vez mais será inteirada e transformada pelas novas funções e uso dessas possibilidades.
Reconhecer e tirar partido deles, como meios destinados a facilitar o trabalho do educador, e incorporar como parte integrante do sistema teórico da educação, é saber acompanhar a evolução dos tempos e reconhecer a importância, sabendo com certeza que não tem retrocesso.
Sentimos muitas vezes incomodados por estar nossos alunos com as ofertas que a tecnologia os oferece, como por exemplo, o telefone celular de múltiplas funções, os aparelhos de som cada vez mais minúsculos, mas de grande potência. Por mais que seja proibido o uso no espaço de ensino, seria hipocrisia dizer que eles não nos ludibriam e o fato acontece.
Trava-se uma disputa, os aparelhos que os seduz e as nossas convencionais aulas com poucos recursos. Se quisermos ganhar, temos sim que nos adequar ao uso de todos os recursos possíveis tecnológicos, ou seja, levar para as aulas o que for possível, para conjugar o conteúdo a ser apresentado com o que tiver mais inovador de forma a fazer nossas aulas interessante e assim torna-los mais interessado, afinal é necessário tentar mudar o sentimento de indiferença dos nossos alunos.
O certo é que o(a) professor(a), tem que encarar suas dificuldades e não ter bloqueios , por exemplo, reconhecendo que é capaz de usar uma máquina digital, com todos os seus recursos, para registrar fatos, passar para o computador, projetar em um data show, conforme o conteúdo apresentado. Daqui para frente às inovações continuarão, e a Escola tem que se servir delas a seu favor.
“Os que ensinam também aprendem”, nossos alunos serão nossos auxiliares diretos, para por em funcionamento o que a nossa criatividade, achar possível nesta interação conteúdo teórico com a tecnologia.
Apresentar um conteúdo com recursos variados, é mais sedutor para quem quer aprender, e consequentemente para quem ensina, muito mais agradável.

Nenhum comentário: