terça-feira, 12 de junho de 2012

amizades

AMIZADES




O individualismo é uma marca da modernidade, e um dos sintomas é o sentimento de completo vazio e o de solidão. Para justificar esse fato, apresentamos o fator que tem recebido reclamações de todos, "o tempo" , também marca da modernidade. Temos que fazer tantas coisas que, nessa dinâmica da vida, fica difícil compartilhar nossos momentos. Essa seria a explicação de muitos para o individualismo, ou o deixar de se socializar, de encontrar amigos.

Sabemos que não é necessária uma proximidade ou freqüência para que uma amizade se estabeleça, inclusive nesses tempos modernos é cada vez maior o número de pessoas que mantêm mais contato através da tecnologia. Os contatos pessoais, as conversas por telefone ou os encontros virtuais são muito praticados atualmente, mas acredito que o ponto de partida mais saudável são os encontros descontraídos com os amigos e não a sua substituição, "por falta de tempo", pelas formas indiretas.

Existem algumas variações nas relações de amizade, e cada uma com sua importância. Geralmente escolhemos os amigos pela identificação ou admiração. Decidimos o tipo de pessoa com quem queremos nos relacionar, mas a amizade requer um trabalho, que tem sua compensação, porque é muito prazeroso ter uma relação de afeto. É como encontrar um modo de ser feliz. Para muitos, a amizade tem um valor maior que o amor.

Quem tem facilidade em fazer amizade é mais democrático nas relações, quer ter diálogo e não monólogo, aceita mais facilmente as diferenças e coloca como meta na vida o relacionar-se e, para tanto, fazer concessões. O que defende a tese de não se contrariar nunca claro que não construirá uma relação de amizade. Portanto, a falta de tempo não é o principal ingrediente para não ter mais momentos de amizade ou, se preferir, ficar no individualismo.

A amizade é o encontro em que vemos uma parte de nós, e nos faz pessoas mais solidárias. A vida tem mais colorido quando é compartilhada.

Esse tema não se esgota nas minhas rápidas reflexões, porque há várias maneiras de fazer e preservar uma amizade, e é muito subjetiva a escolha.

A seguir, várias frases e definições interessantes sobre a amizade, a maioria já de domínio público.

É oportuno, através dessas frases, homenagear as minhas amigas e amigos, e, com certeza, espero não perder a oportunidade de tanto fazer como preservar sempre as boas amizades.

A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto – Francis Bacon

A prosperidade cria os amigos, o infortúnio os prova – sabedoria árabe

Um dos dramas do mundo atual é que os homens não têm tempo de fazer amigos – Fénelon

Se quereis fazer juízo acerca de um homem, observai quem são seus amigos – Fénelon

Viver sem amizade é viver mal – cícero

Há amigos que são mais queridos que um irmão

Busca a amizade de teu igual se és honrado e leal

Os parentes são amigos pelo corpo; os amigos são parentes pela alma – Leoni Kaseff

No aperto e no perigo se conhece o amigo

Amigo é aquele que fala para mim e o inimigo fala de mim

Ter amigo é como ter um tesouro

Feliz daquele que encontrou um amigo digno desse nome

Três homens são meus amigos:o que me ama, ensina-me a ternura. O que me odeia, ensina-me a cautela. O que é indiferente a mim. Ensina-me a autoconfiança – Panin

Permanece fiel ao teu amigo na sua pobreza, para que também te alegres com ele nas suas prosperidade.

Amigo é alguém que nos conhece a fundo, e não obstante nos quer bem

É impossível viver a vida sem amizade.

Amigos são aquelas raras pessoas que nos perguntam como estamos e que depois ficam à espera de ouvir a resposta.

Quem é esperto demais não encontra amigos

Alegria compartilhada é dupla alegria: dor compartilhada é meia-dor

É na alegria que escolhemos estar com os amigos, mas na dor eles são insubstituíveis.]