segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Quem Planta colhe
Geni Nogueira


É incrível o plantio e colheta em regiões em condições de deserto. Esta realidade foi vista no Egito e em Israel. Claro que tem uma tecnologia desenvolvida, mas acima de tudo tem a determinação de um povo que não aceita serem derrotados pelas condições desfavoráveis da natureza.
A produção chega a ser tão boa que Israel é exportador de vários produtos.
Os jardins, as árvores nos encantam, os recursos usados parecem ser o de gotejamento e de irrigação com discretas mangueiras. As estufas também são vistas para que se crie as condições necessarias para o plantio de todo tipo de frutas, verduras, legumes. A produção
acontece com fartura, o homem com o seu firme querer plantou e está colhendo.

Nota: Em uma viagem ao sul do Brasil em janeiro (2009), voltei preocupada com o absurdo dos plantios da soja em extensões imensas no estado do Paraná. Acho que os brasileiros que ambicionam grandes produções como é visto em regiões que tinham arvores de cerrado, para serem substituida por plantio de monocultura estão ignorando o empobrecimento da terra, eles querem é enriquecer. O que tem acontecido no nosso país é o perigo de uma desertificação, o ser humano não está pensando no futuro, mesmo que seja um futuro próximo, estão pensando apenas no presente e esquecem que "somos responsáveis por aquilo que cultivamos". A natureza do Brasil é muito favoravel diferente dos paises que precisam lutar para plantar e colher em condições adversas, no entanto muitos agricultores, pecuariastas no Brasil estão com atitudes ecologicamente incorretas.

Nenhum comentário: